Economistas em Congresso

A nova globalização, o proteccionismo e o futuro da Europa vão a debate no 7.º Congresso Nacional dos Economistas Portugueses (Lisboa, Gulbenkian, 12 e 13 de Outubro).

Temas fundamentais nestes tempos de anunciada turbulência, na Europa e no resto do mundo, aqui os tratamos, em conexão com os trabalhos do Congresso, através de reputadas personalidades – economistas e analistas de outras áreas, como são os casos de Jaime Nogueira Pinto, Vital Moreira e José Tribolet.

Os desafios que ora se colocam à União Europeia são analisados pelos primeiros e, também, por economistas/especialistas como Joaquim Aguiar, Paulo de Almeida Sande, António Covas e Dieter Dellinger.

Por sua vez, Glória Rebelo centra-se no “crescimento inclusivo e boa governação”, enquanto Pedro Braz Teixeira se mostra apreensivo com “a falta de consciência do nosso problema económico”.

As questões das empresas portuguesas, designada- mente da sua competitividade, são abordadas por Pedro Pires de Miranda, Francisco Jaime Quesado, António Murta e João Brás, cabendo a Nicolau Santos alertar para os sete perigos da economia portuguesa.

Realce, ainda, para o texto da presidente da Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública, Cristina Casalinho, sobre “a dívida e os três grandões”.

CAD120_capa

CAD120_indice

CAD120_editorial

Anúncios